sexta-feira, 12 de junho de 2015

De Dã a Berseba (2)

A expressão "de Dã a Berseba", encontrada repetidas vezes na Bíblia, designa toda a extensão territorial de Israel, de Dã ao norte até Berseba no sul, assim como no Brasil se usa a expressão "do Oiapoque ao Chuí". Aqui vão os links a alguns textos (ou vídeos, ou outras coisas) interessantes que encontrei recentemente, arrancados de diversos pontos da internet.

Zwinglio Rodrigues (um autor que eu até recentemente desconhecia, mas cujo blog é muito interessante) oferece alguns adendos perspicazes e muito bem pesquisados ao zilionésimo capítulo do longo drama arminiano-calvinista, agora entre Silas Daniel e Franklin Ferreira. Eu recomendo a todos que leiam, são textos excelentes.

Igrejas deveriam pagar impostos? Eu acho que não, mas é sempre interessante ver um argumento a favor da proposta que venha de alguém que não detesta igrejas como um todo.

Redescobrir e reler o blog do velho amigo sumido Gustavo Nagel foi um dos maiores prazeres dessa semana. De sua postagem mais recente: "O que Nietzsche passa todas aquelas páginas tentando fazer é nos alertar, a nós que o lemos hoje, para o fato de que a minha existência e a sua, tal como elas são, representam um retrocesso, um desperdício de séculos e séculos de história: não foi para a espécie chegar a gente como a gente que no princípio Homero e Sófocles existiram." Confirma-se o que sempre suspeitei: uma feiticeira cigana amaldiçoou o Nagel, condenando-o a apenas dizer coisas verdadeiras.

André Paes Leme conseguiu o impossível: me deixou curioso pra assistir uma produção modernosa- e em português- de Hamlet.

Norma Braga colocando em palavras o que sinto sobre essas tentativas evangélicas de boicote a empresa X, Y ou Z por motivo A, B ou C: é um tanto antipático.

Relacionado: como se o facebook não fosse insuportável o suficiente...

Extraído de um grupo de discussões do qual participo, um diálogo anônimo sem minha participação- mas ainda assim interessante!- sobre a linha tênue entre representações de racismo e representações racistas. Relacionado.

Um quiz muito pertinente.

A melhor coisa a ter saído daquele meme das pílulas que apareceu no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário